Se você tem uma ideia de desenvolvimento de aplicativo, ou se seu site ou sistema web precisa ter um aplicação móvel, é bom ter em conta alguns fatores antes de começar a desenvolver. Um desses fatores é a escolha de qual tipo de desenvolvimento optar. Nesse artigo relacionamos 3 situações para você analisar antes de desenvolver seu aplicativo.
Quais tipos de Aplicativos eu posso desenvolver para meu projeto?
Basicamente você poderá optar por desenvolver três tipos de aplicativos, são eles:
Aplicativo Nativo:
Um aplicativo móvel nativo é um aplicativo que foi desenvolvido para ser usado em uma plataforma ou dispositivo (iOS, Android ou Windows), fazendo uso de ferramentas específicas de desenvolvimento. Um aplicativo nativo pode, portanto, interagir e aproveitar os recursos do próprio sistema operacional a que foi destinado, bem como outros softwares instalados nesta plataforma, o que torna esta uma ótima opção. Porém, essa opção, embora tenha recursos mais amplos, como uso de câmera, calendário, acesso a chamadas, Geolocalização, entre outros, pelo fato de ser necessário desenvolver projetos separados para cada plataforma específica, encarece o custo de desenvolver seu projeto de aplicativo.
Aplicativo HTML5:
Esses aplicativos móveis geralmente são desenvolvidos usando ferramentas de tecnologia básica como HTML5, JavaScript e CSS. Isso significa que esses aplicativos funcionam em várias plataformas, mas com algumas limitações – como o acesso às funcionalidades nativas do dispositivo móvel (calendário, câmera, geolocalização …), gerenciamento de sessões, armazenamento, entre outros. É uma opção recomendada se apenas seu aplicativo não requerer funcionalidades especiais.
Aplicativo Híbrido:
Basicamente os aplicativos Híbridos permitem uma mesclagem entre as funcionalidades e recursos das aplicações Nativas e Híbridas. O fato de ser necessário desenvolver esse tipo de aplicativo em um único código gera economia de tempo e dinheiro para você. Em uma única bateria de programação é possível compilar os arquivos e gerar, tanto aplicativo para Android, como para iOS e Windows Phone. A única restrição seria verificar realmente as funcionalidades que são necessárias para que seu App funcione.
# Situação 1- Velocidade no aplicativo é prioridade
Pelo fato dos aplicativos híbridos serem uma mescla entre recursos e funcionalidades de Apps Nativos/HTML5, algumas funcionalidades que requerem uso da internet podem apresentar velocidades de carregamento lentas.
Vamos ver um exemplo nesse vídeo a diferença de velocidade entre uma aplicação Nativa x Híbrida. Trata-se de um aplicativo com funcionalidades simples, como mapas e geolocalização.
O Aplicativo ” Ionic Framework” é um aplicativo desenvolvido em linguagem híbrida e o Aplicativo Nativo é desenvolvido via Android Studio utilizando Java.
# Situação 2- O aplicativo precisa de Interface do Usuário e User Experience bem elaborada.
# Situação 3- Seu Aplicativo precisa de mídia interativa.
Se o seu projeto de aplicativo tem funções que precisam enviar mensagem, fazer ligações, possua games, vende algum produto, ou algo semelhante, a construção de seu projeto em linguagem Híbrida torna-se inviável dado as limitações e recursos da mesma. Agora, se seu projeto de aplicativo possui funcionalidades como Dicionário, catálogo online, consultas web em geral, a aplicação híbrida é a melhor opção. Vale ressaltar também que um aplicativo Híbrido só funciona online, ou seja, você precisa estar sempre conectado a internet.