Recentemente, houve algumas menções ao FLoC e várias pessoas forneceram links, informações e perguntas sobre o novo recurso.

Embora ainda seja um recurso bastante novo e, por enquanto, não seja um recurso amplamente suportado, pensei em fazer uma breve introdução!

Aprendizagem Segmentada de Interesses

Parece um nome bastante sofisticado para um novo recurso e você pode encontrar muitas informações detalhadas nas especificações, mas quero dar uma visão geral aqui, pois isso foi apresentado como um recurso de privacidade e acho relevante discutir isso principalmente quando as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus dados e privacidade.

Muitas pessoas não gostam de rastreamento invasivo de privacidade online, de forma bastante compreensível, e os anúncios são os únicos culpados por isso. Não me oponho à ideia dos anúncios, descobri muitas coisas interessantes nos anúncios e eles apoiam muitas coisas de que gosto, mas tenho a certeza de que todos odiamos os anúncios pesados, chatos e perturbadores e que pior de tudo, estão rastreando a gente aonde quer que vá.

FLoC visa eliminar a necessidade de rastreamento invasivo para servir anúncios relevantes aos usuários, categorizando os usuários com base em seu histórico de navegação no próprio dispositivo cliente. O cliente forneceria um FLoC ID ao servidor mediante solicitação e o site saberia quais são seus interesses.

Posso ter um FLoC ID de 721954 gerado, o que significa que estou interessado em carros e games, junto com milhares de outras pessoas que podem acabar com o mesmo FLoC ID, pois têm os mesmos interesses.

O site não pode nos diferenciar, ou quem somos, com base em nosso FLoC ID, mas agora pode nos fornecer anúncios mais relevantes. Esse é um exemplo extremamente simplificado, mas é o suficiente para esclarecer como funciona e o objetivo declarado de permitir a remoção de cookies de terceiros.

Incrível né! Ou até mesmo chocante, certo … Você pode encontrar mais detalhes sobre FLoC com bastante facilidade e certamente já não faltam notícias sobre a tecnologia. O tema da publicidade online é difícil de discutir, mas não estou aqui para falar se a publicidade é boa ou má, ou mesmo se o FLoC é bom ou ruim, mas sim, para informar que o FLoC está chegando, o que é , o que ele faz e o que você pode fazer se quiser fazer algo a respeito.

Quer descobrir as vantagens em ter um Aplicativo?

Junte-se a mais de 15.000 pessoas e aprenda tudo sobre aplicativos mobile e como essa tecnologia pode ajudar seu negócio a crescer no mercado.

Do ponto de vista de desenvolvimento de sistemas WEB, Websites e aplicativos mobile, a Política de Permissões é que vai determinar o uso desse recurso ou não, especificamente no Cabeçalho de Resposta HTTP, anteriormente denominado Política de Recurso, que permite configurar se pretende usar várias tecnologias no cliente.

Por exemplo, com a Política de Permissões, você pode desabilitar o uso de câmera, microfone ou geolocalização em seu site se não espera usar essas coisas e deseja ter certeza de que qualquer coisa que chegue às suas páginas não possa usá-las qualquer. Com uma extensão da Política de Permissões, agora você também pode controlar se deseja que seu site seja incluído nos cálculos do ID do FLoC para o cliente que está visitando seu site.

Permissions-Policy: interest-cohort=()

Esse opt-out está detalhado nas especificações e é simples e fácil de implantar, mas acho que inicialmente houve alguma confusão sobre o que isso realmente faz, certamente a partir das perguntas e comentários que recebi de qualquer maneira.

Em primeiro lugar, este opt-out evita que o navegador inclua seu site no ‘cálculo de coorte’ para o cliente atual. Em segundo lugar, significa que nada pode chamar document.interestCohort () para obter o ID FLoC do cliente atual.

Claro, isso não funciona ou faz nada fora do contexto do site atual que está sendo visitado e não ‘desativa’ FLoC no cliente além desse escopo. Mesmo que FLoC ainda seja bastante novo e nem mesmo amplamente suportado, pensei em dar uma olhada em quantos sites já estavam optando por usar! Minha surpresa foi que apenas algumas grandes empresas e bigtechs já estavam utilizando….

Talvez seja um oceano azul ainda e vale a pena testar….

Assim que tiver novidades sobre resultados e vantagens vou escrever um novo artigo por aqui. Acompanhe a gente.

Conta aí pra gente o que você achou desse artigo

Artigos Relacionados