Com o Flutter recebendo tanta fama no mercado, a maioria das empresas que nos procuram para construir aplicativos mobile multiplataforma têm esta pergunta em comum:

O Flutter é bom para o desenvolvimento de nosso aplicativo mobile?

Se você também tiver essa dúvida, aqui compilamos algumas circunstâncias em que você deve escolher o desenvolvimento de aplicativos em Flutter.

Quando o Flutter é indicado para o seu negócio?

1. Quando você deseja desenvolver seus aplicativos mais rapidamente

Dois tipos de empresas precisam lançar aplicativos mais rapidamente

  • Startups  - são críticos em termos de tempo. Em sua Ted Talk , Bill Gross, da Idealab, compartilha que o tempo é responsável por 42% da diferença entre o sucesso e o fracasso. Portanto, se eles perderem um lançamento oportuno, eles perderão o propósito de seu lançamento.
  • Empresas  - Já são bem-sucedidas, mas querem experimentar algo novo para agregar mais crescimento e sucesso aos negócios por meio de diferentes linhas de produtos e serviços. Também para eles o tempo é o que mais importa, porque a competição não espera ninguém. Por exemplo, logo após o WhatsApp apresentar sua mudança nas políticas de privacidade, a Signal Technology Foundation e a Signal Messenger LLC lançaram o Signal Private Messaging App. Se não fosse Signal, poderia ter sido algum outro aplicativo.

Para todos os negócios de tempo crítico, recomendamos a construção de Produtos Mínimos Viáveis ​​(MVPs) que podem ser desenvolvidos com recursos funcionais e financeiros limitados, mas essenciais, em um período de tempo mais curto. Essa é a razão pela qual a construção de aplicativos de plataforma multiplataforma se torna necessária.

Mas, por que Flutter? O Flutter é uma boa escolha para startups de aplicativos móveis?

Sim! E, aqui temos as razões para o mesmo,

  • Desenvolvimento de aplicativos mais rápido com o recurso Hot Reloading

O recurso Hot Reloading no Flutter permite que os desenvolvedores façam alterações no código e as visualizem instantaneamente em emuladores e hardware. Isso acelera o tempo de construção de MVPs.

Quer descobrir as vantagens em ter um Aplicativo?

Junte-se a mais de 15.000 pessoas e aprenda tudo sobre aplicativos mobile e como essa tecnologia pode ajudar seu negócio a crescer no mercado.

  • Uma base de código para duas plataformas

O Google Flutter é uma estrutura de desenvolvimento de aplicativo de plataforma multiplataforma, o que significa que ajuda os desenvolvedores a escrever código uma vez e construir aplicativos para todas as plataformas – iOS e Android. Obviamente, com algumas mudanças de código, mas o tempo para construir dois aplicativos certamente é reduzido. Além disso, o Flutter vem com vários widgets integrados que tornam o desenvolvimento mais rápido do que nunca.

  • Teste e controle de qualidade mais rápidos

Testar recursos de aplicativos em aplicativos iOS e Android às vezes pode se tornar assustador para os testadores e QAs. Eles precisam verificar se um recurso que funciona em uma plataforma está funcionando em outra ou não. Esse processo de controle de qualidade se torna mais rápido com a base de código única do Flutter, pois o tempo necessário para testar os dois aplicativos é menor.

2. Quando você deseja fornecer desempenho e experiências de aplicativos nativos personalizados

Embora as estruturas de desenvolvimento de aplicativos de plataforma híbrida prometam fornecer experiências de aplicativos nativos, todos nós sabemos que isso estava longe da promessa. Porém, o Flutter supera todos esses desafios tradicionais que as estruturas de plataforma híbrida têm.

Quando se trata de utilizar os recursos nativos, como rolagem, navegação, fontes e muito mais, o Flutter cria visualizações que tornam os aplicativos atraentes e consistentes em ambas as plataformas.

O Futter considera as diferenças de plataforma e permite que os desenvolvedores criem aplicativos nativos brilhantes usando widgets personalizados.

3. Quando você tem orçamento financeiro reduzido para desenvolver dois aplicativos nativos

Quando as empresas costumavam investir no desenvolvimento de aplicativos nativos, os aplicativos tinham uma UX incrível, mas os custos eram muito altos e dificilmente se obtinha um ROI alto.

Essa é a razão pela qual as empresas mudaram seu foco para o desenvolvimento de aplicativos de plataforma híbrida. Mas aqui, o UX e o desempenho do aplicativo não estavam nem perto do que os aplicativos nativos costumavam oferecer.

É aí que o Flutter entra em cena. (Existem outros além do flutter que vamos discutir em outros artigos, tais como ionic e react native)

Cada recurso do Flutter, como base de código única, Hot Reload, Material Design e muito mais, reduz as horas que os desenvolvedores precisam dedicar para construir dois aplicativos móveis. Os desenvolvedores podem fazer rapidamente as alterações, como correção de bugs, atualizações de recursos, etc. na construção e revisar as alterações ao vivo nos emuladores instantaneamente. Conseqüentemente, o tempo geral de desenvolvimento de aplicativos móveis é reduzido.

Com o Flutter, você obtém dois aplicativos móveis com o custo de um. Literalmente!

4. Quando você deseja uma IU consistente em iOS e Android

Flutter Widgets ajuda os desenvolvedores a construir interfaces de usuário poderosas para aplicativos móveis. Ao contrário de outras estruturas de plataforma cruzada, Flutter tem um modelo de objeto unificado chamado widget. Com Widgets, você pode definir tudo, desde os elementos estruturais e estilísticos até os aspectos do layout.

Flutter consiste em widgets do Material Design do Google e Cupertino da Apple. Portanto, quando a renderização do widget Flutter ocorre no mecanismo do Skia, os desenvolvedores não precisam usar os widgets do fabricante de equipamento original, o que resulta na interface do usuário do aplicativo perfeita em iOS e Android.

Para empresas que procuram criar uma aparência consistente de seus aplicativos móveis em várias plataformas, o Flutter é a melhor escolha.

5. Quando você deseja construir uma interface da web e de desktop também

Além de construir aplicativos iOS e Android, o Flutter também oferece suporte para web e desktop.

Flutter web é uma versão compatível com o código do kit de desenvolvimento de software (SDK) que gera o conteúdo da web renderizado usando HTML, CSS e JavaScript.

Flutter desktop capacita os desenvolvedores a compilar o código Flutter para um aplicativo de desktop Windows, macOS ou Linux nativo.

Grandes empresas ou corporações que buscam construir aplicativos em qualquer plataforma podem utilizar o Flutter para uma experiência de usuário contínua, uniforme e escalonável em todos os aplicativos.

Um rápido resumo de quando escolher Flutter

Escolha Flutter quando quiser aplicativos nativos de plataforma cruzada bonitos, de alto desempenho e escalonáveis ​​em tempo e custo limitados. Mas, isso depende completamente da equipe que você contrata para construir aplicativos Flutter. As habilidades, experiência e especialização fazem toda a diferença aqui.

Conta aí pra gente o que você achou desse artigo

Artigos Relacionados