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Uber Lava Car

By 02/04/2019 No Comments

Muitos lava-cars no Brasil nem ao menos cogitam a grande oportunidade de utilizar a tecnologia para potencializar o faturamento de seu próprio lava-car. A uberização da economia fez com que o conceito de serviços compartilhados ganhasse espaço e adesão de maior parte da população brasileira.

Explorar esse aspecto usando conceitos da lógica do uber aplicado a um lava-car pode ser algo surpreendente, principalmente se você já tem toda a estrutura de um lava-car.

A ideia basicamente consiste em disponibilizar um aplicativo mobile em que os usuários, motoristas de carro – seja ele um motorista comum ou de uber, realizem um agendamento da lavagem de seu veículo através do app.

Além da lavagem podem ser oferecidos outros serviços de praxe nesse segmento, tais como limpeza interna, manutenção básica, etc. Criatividade é o que não falta nesse sentido.

Um exemplo bastante prático seria a adesão dos motoristas de uber ao aplicativo caso o lava-car fizesse promoções atrativas a este público. Só em Curitiba, segundo informações de órgãos municipais, há mais de 10 mil carros uber circulando pelas ruas. Esse número pode contribuir significativamente com o faturamento de seu lava-car caso consiga atraí-los para seu estabelecimento via aplicativo.

Além de passar uma imagem profissional com o aplicativo mobile, seu lava-car também será eficiente em termos de gestão do tempo, pois os clientes podendo agendar um horário, não terão que esperar em filas e serão atendidos na hora marcada.

A ideia vale tanto para quem já tem o seu próprio lava-car como para quem deseja abrir um e investir num aplicativo. A ideia também pode ser aplicada para quem não tem nenhum lava-car e gostaria de reunir a maior quantidade de estabelecimentos em um único lugar, como uma espécie de marketplace dos lava-cars.

A ideia poderia ser o cliente baixar o aplicativo, fazer o cadastro e acessar um fluxo de telas com as opções de selecionar a cidade, selecionar o dia/horário, selecionar os lava-cars disponíveis nessa data/hora, selecionar o profissional, selecionar carro/modelo/ serviços necessários, realizar pagamento e confirmar.

 

Quanto custa um aplicativo do uber do lava-car?

 

Quando estamos falando de tecnologia, nem sempre o custo é o único parâmetro a ser avaliado. O valor agregado gerado pelo aplicativo tem que ser levado em conta principalmente quando se fala em engajamento e relacionamento com os clientes.

Ainda, ter um aplicativo uber lava-car pode representar uma vantagem competitiva diante da concorrência e consequentemente refletir seu faturamento. Contudo,  sem uma boa estratégia de marketing e um plano de expansão de mercado, tende a ser um fracasso. Muitos aplicativos, com ideias realmente boas, morrem antes mesmo de serem lançados principalmente pela falta de experiência dos empreendedores. São Francisco, terra das Startups nos EUA, confirma isso – de cada 100 empresas com ideias (Startups) inovadoras, 95 morrem logo no início. Bom, diante de um cenário não tão animador com esses dados, é possível perguntar: Como sei se minha ideia vai ter sucesso? Simples, pesquisa de mercado com um campo amostral grande e diversificado o suficiente sem nenhum apego a sua ideia apaixonante. Faça de tudo para que ver o lado negativo da sua ideia e se mesmo assim não conseguir provar que ela não dará certo, AVANCE para o próximo passo.

O passo seguinte é buscar elaboração de um plano para colocar sua ideia em prática. Nessa etapa é importante, a depender da ideia, levantar aspectos legais, técnicos, mercadológicos, marketing, e desenvolvimento mobile.

Feito isso, você irá para a parte de desenvolvimento mobile que realmente nos interessa.

Um aplicativo bem feito custa algo em torno de 50 a 200 mil reais. Um investimento alto bastante se você considerar que é apenas uma parte do seu negócio, não é?

Você deve estar se perguntando: Existe como desenvolver um aplicativo mobile com um valor baixo?

Respondemos claramente que SIM! Muitas startups começam com muito pouco dinheiro em caixa. Algumas até zeradas, mas com mão de obra humana o suficiente para fazer o projeto existir.

A solução nesses casos é investir no que chamamos de produto mínimo viável (MVP). O produto mínimo viável é uma ótima forma de você conseguir validar sua ideia sem gastar um valor considerável com o aplicativo mobile para seu projeto.

Embora a contrapartida de redução do aplicativo seja a eliminação de algumas funcionalidades dispensáveis, você terá o seu produto funcionando para fazer testes e experiências com o seu público alvo. A redução média com um MVP é de 40% no valor.

 

 

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